Entre os objetivos do Dia da Dança estão a aumentar a consciência da importância da dança entre o público geral, assim como para convencer os governos de todo o mundo a fornecer um local próprio para dança em todos sistemas de educação, da primária ao superior .
Enquanto a dança tem sido uma parte integral do ser humano cultura ao longo de sua história, é underprioritized por estabelecimentos oficiais no mundo. Em particular, o professor Alkis Raftis, presidente do Conselho Internacional de Dança, em sua Mensagem para a Jornada de Dança 2003, disse: "Em mais de metade dos 200 países do mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior! ). Não há recursos alocados no orçamento do Estado para apoiar esta forma de arte. Não há nenhuma coisa como o ensino de dança, públicas ou privadas. "
O ano de 2005 o foco do Dia da Dança foi na educação primária. CID pediu estabelecimentos de dança para manter contato com os Ministérios da Educação com as propostas para celebrar este dia em todas as escolas de escrever redações sobre dança, desenhando imagens de dança, dançando nas ruas, etc
A mensagem de 2006 do presidente do CID aborda a relutância dos dançarinos para participar de organizações coletiva, expressa uma opinião que este é um dos principais motivos da falta do devido reconhecimento (legislação, financiamento, visibilidade) da dança na sociedade, e apela: "Bailarinas do mundo, uni-vos! "
Em 2007, o Dia da Dança foi dedicado às crianças.
Em 2008, Alkis Raftis circulou um e-mail que dizia, em parte: ". Governos, patrocinadores e da mídia é a nossa principal preocupação neste ano os governos (nacional, regional ou local), patrocinadores (privados ou públicos) e os meios de comunicação ( jornais, revistas, rádio, TV) são os três fatores mais importantes que afetam a prática da nossa arte luta dança profissionais para abordá-los individualmente - com maus resultados Propomos um caminho melhor:. CID, através das secções que representam todas as formas de dança, todos os níveis. , todas as funções "
Em 2010, o professor Alkis Raftis, presidente do Conselho Internacional de Dança CID, a UNESCO, em Paris, escreveu:
As Nações Unidas proclamaram 2010 como o Ano Internacional para a aproximação de culturas e designou a UNESCO como agência líder nesta celebração, tendo em conta a sua experiência de mais de 60 anos para fazer avançar o conhecimento ea compreensão mútuos dos povos. Irina Bokova, o novo director-geral da UNESCO, propôs uma visão universal, que ela chamou de "novo humanismo", uma visão aberta a toda a comunidade humana, proporcionando uma resposta humanista à globalização e à crise, tendo em vista a salvaguarda da coesão social e na preservação da paz. Dança, sendo uma parte central de cada cultura, constitui o meio ideal para reunir pessoas de diferentes países. Festivais em promover o conhecimento recíproco forma mais animada e respeito da diversidade, há centenas de milhões de pessoas que participam em festivais internacionais de dança a cada ano. Os professores oferecem aulas em países estrangeiros fornecem pontes de compreensão imediata entranhado nos corpos dos bailarinos, existem dezenas de milhares de professores de dança que transpõem as fronteiras nacionais anuais. Congressos e conferências abertas oferecem oportunidades para trabalhar uma vitrine para uma platéia de colegas, há dezenas de reuniões internacionais de pesquisadores de dança, historiadores e críticos em um determinado ano. Mesmo fora de festivais, aulas ou conferências, simplesmente assistindo na televisão uma dança de um país estrangeiro oferece a mais marcante, atraente e convincente a imagem de outro grupo étnico. Para ilustrar vividamente a diversidade cultural, para que incorporem a aproximação, não há meio melhor do que dançar.
Oi Carlos, obrigada rs! Que legal que está seguindo o blog da Cia du Zouk, muito legal mesmo! E obrigada por nos oferecer espaço em seu blog. Não temos academia, é uma Cia formada com o intuito de fortalecer o movimento Zouk Lambada em nossa região, que ainda é pequeno por aqui. Vamos ter workshops em breve, assim que tiver novidades te aviso.
ResponderExcluirUm beijo.